Duas formas de ver uma empresa

Os modelos de gestão são adotados ou determinados de acordo com a visão das pessoas sobre uma empresa. Podemos ver a empresa de forma determinista, onde cada coisa tem o seu lugar definido e tudo deve funcionar conforme o planejado. Entretanto, também podemos ver uma empresa como um sistema complexo que aprende e se adaptada continuamente.

O gerente de uma empresa que utiliza gestão tradicional busca manter o equilíbrio entre as pessoas, os processos e os recursos para alcançar a produtividade (eficiência) máxima. Essa é a visão que considera uma empresa como uma máquina.

empresa-maquina

Por outro lado, uma equipe de uma empresa que está organizada para a complexidade busca o desequilíbrio para favorecer a aprendizagem e criar inovações (eficácia). Essa é a visão que considera a empresa como um ser vivo que se adapta ao ambiente para sobreviver e prosperar.

O modelo de gestão tradicional busca estabilidade, a “zona de conforto” para os empregados e retorno financeiro planejado e esperado pelos acionistas. Para isso, precisam de processos rígidos, metas bem determinadas e comando-controle.

empresa-equipe

Os novos modelos de gestão buscam a melhoria contínua, adaptação à realidade e inovação. Também favorecem o aprendizado e vêem as pessoas como essenciais para o negócio. Como consequência, obtêm retorno financeiro superior para os acionistas. Para isso precisam de coragem para cometer erros, propósitos e objetivos claros, e liderança-autonomia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>